domingo, 21 de junho de 2009

2.2 – DADOS DE PERFIL DOS RESPONDENTES

A pesquisa foi realizada por amostragem entre pais ou responsáveis e alunos da comunidade escolar. Os alunos responderam na sala de aula e tiveram total liberdade para se posicionarem com relação às perguntas contidas no questionário. Em seguida, levaram para casa a avaliação institucional destinada aos pais ou responsáveis e foram orientados com relação à liberdade de opinião e a importância da pesquisa para melhoria dos serviços prestados pela escola em todos os sentidos.
A unidade escolar atende uma comunidade muito diversificada e marcada pela heterogeneidade, quanto à formação escolar dos pais e responsáveis, a renda familiar, ao acesso a bens e serviços, a atividades funcionais e jornada de trabalho. Em virtude dessa realidade, temos alunos cujos pais reconhecem a importância da escola e participam de forma ativa no acompanhamento da freqüência, rendimento, aproveitamento e educação dos filhos, mas temos também aqueles que apesar de reconhecerem sua importância, não participam de forma ativa no acompanhamento dos filhos pelos motivos mais diversos, dentre os quais elencamos alguns que consideramos mais importantes: desagregação do núcleo familiar e indefinição de efetivo responsável pelo aluno; dos responsáveis que possuem intensa jornada de trabalho e impossibilidade de acompanhar atividades realizadas em sala de aula por falta de formação acadêmica escolar e analfabetismo.
Assim, parte de nossos alunos apresentam ausência de limites; falta de sentido familiar (desagregação familiar); descrença em justiça social e convicção de que só é possível obtê-las pelas próprias mãos; forte tendência à formação de “gangues”; sérios problemas relacionados às drogas; elevado número de adolescentes grávidas e crescente aumento de agressividade entre os alunos e destes para com os professores e funcionários.
A maioria reside em conjunto habitacional ou favela, não possui casa própria nem meio de transporte particular. A valorização de bens de consumo especialmente roupas, bonés, calçados, aparelhos celulares, rádios MP3 ou equivalente é marcante entre os alunos.
Os funcionários dessa unidade escolar residem no bairro ou entorno e essa proximidade facilita o trabalho realizado, uma vez que conhecem as famílias e a realidade local. Quanto à formação, a maioria concluiu o Ensino Médio, porém somente dois possuem formação universitária.
A maioria dos professores e funcionários residem no bairro ou em bairros vizinhos da escola e essa proximidade contribui para o desenvolvimento do trabalho pedagógico realizado em sala de aula e o convívio social com o aluno. Todos os professores são detentores de formação acadêmica universitária, alguns já concluíram pós-graduação, mestrado e doutorado e outros estão cursando mestrado. O grupo docente permanece por muitos anos nessa unidade escolar e demonstra pré-disposição em estar sempre aprendendo, em constante participação para melhorar a prática pedagógica uma vez que estão envolvidos em projetos da Secretaria Estadual da Educação e da unidade.
Todos os funcionários e professores participaram da avaliação institucional e responderam ao questionário dentro da unidade escolar tendo total liberdade para se posicionarem, uma vez que não precisaram se identificar.

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