domingo, 21 de junho de 2009

1 - INTRODUÇÃO

À vista dos resultados obtidos no triênio, 2006 a 2008, e analisando Avaliação Institucional realizada em 2009 com todos os segmentos envolvidos na unidade escolar (funcionários, discentes, docentes e pais) que contemplou as cinco dimensões propostas, a saber: Gestão de Resultados Educacionais, Gestão Participativa, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Gestão de Serviços de Apoio, Recursos Físicos e Financeiros, a equipe gestora apresenta o Plano para Ação de Melhorias que será implementado em 2009.
Os resultados obtidos no SARESP-2005 foram o ponto de partida um processo de mudanças em todas as dimensões que envolvem o trabalho na unidade escolar, pois os resultados apresentados ficaram muito aquém do necessário, sendo urgente uma tomada de posição em relação à qualidade de ensino oferecida aos alunos. Iniciamos, junto aos docentes, um trabalho de análise dos resultados obtidos e um plano de ação imediato com avaliação diagnóstica dos alunos que sinalizou uma grande defasagem de conteúdos. Os docentes começaram um trabalho conjunto de recuperação contínua e paralela dos conteúdos necessários para o avanço dos alunos.
Em 2007, o SARESP revelou que o caminho percorrido pela equipe estava correto e a partir daí, motivados pelos resultados obtidos, continuamos a realizar avaliações diagnósticas, projetos de alfabetização e recuperação contínua e paralela dos alunos que apresentavam defasagem de aprendizagem.
Chegamos a 2008 certos do caminho a percorrer e comprometidos com a melhoria da qualidade de ensino e serviços prestados pela unidade escolar. Muitas ações foram realizadas durante todo o ano letivo com capacitação e treinamento de docentes e funcionários em serviço, realização de inúmeros projetos pedagógicos, com especial destaque à publicação de dois livros escritos e ilustrados pelos alunos das 7ªs e 8ªs séries. Ano de festa, afinal a instituição comemorou seus 25 anos de existência em grande estilo e com a certeza de ter cumprido o trabalho a contento.
A equipe da unidade escolar iniciou o ano letivo de 2009 aguardando os índices do SARESP-2008, porque depois de todo o trabalho realizado, indicaria afinal, para toda a comunidade, que a escola estava avançando em seus resultados. As expectativas da equipe gestora e docente se concretizaram em relação ao desempenho dos alunos, que apresentaram significativo avanço em relação ao SARESP-2005 e SARESP-2007.
O resultado do SARESP-2008 contemplou desempenho e fluxo dos alunos. Levando em consideração o fluxo a unidade escolar não conseguiu atingir as metas propostas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no Ensino Fundamental – Ciclo II, apesar de todo o esforço da equipe no “Projeto Evasão”, já que as variáveis que levam à evasão escolar envolvem questões sociais que transcendem as possibilidades de atuação da escola.
A premiação das escolas que atingiram as metas propostas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (bônus por desempenho) se revelou como fator de desmotivação da equipe de trabalho da unidade escolar. Os professores do Ensino Médio foram contemplados com o pagamento do bônus e os professores do Ensino Fundamental – Ciclo II não foram contemplados de forma igualitária gerando um descontentamento generalizado. Todo o trabalho realizado pela equipe gestora e docente durante três anos revelou-se insuficiente para superar o desconforto ocasionado por tal ação da Secretaria. A coesão do grupo foi quebrada, a motivação não mais existe e os gestores encontram grandes dificuldades para administrar essa situação e restabelecer o trabalho coletivo conquistado nos últimos anos.

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