domingo, 21 de junho de 2009

2 – DESENVOLVIMENTO

Passamos a relatar o trabalho realizado no triênio que contemplou Plano de Melhoria realizada ao término do PROGESTÃO/2006 e Plano de Gestão da Escola/2007.
De acordo com os documentos o “baixo rendimento obtido na avaliação do SARESP/2005 (...), o grande número de alunos desmotivados, a baixa freqüência dos alunos às aulas, a indisciplina na sala de aula e o pouco contato das famílias com a unidade escolar” influenciaram negativamente no resultado da avaliação externa em questão.
A partir dessa constatação começamos a realizar avaliação diagnóstica com todos os alunos que chegavam à escola para o Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. Os resultados dessa Avaliação Diagnóstica mostraram que 50% dos alunos de 5ª série que chegavam à unidade escolar não dominavam a leitura e a escrita e tão pouco as quatro operações básicas da matemática e, que 25% dos demais alunos da mesma série apresentavam grande defasagem de conteúdo. Os demais alunos que chegaram à unidade escolar nas demais séries do Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio apresentavam defasagem de conteúdo e grande dificuldade na produção e interpretação de texto e decodificação da linguagem matemática.
Diante dos resultados apresentados foi necessária a implementação imediata de trabalho específico com alunos das 5ªs séries quanto a alfabetização. Os professores de todas as disciplinas se dispuseram a desenvolver um trabalho diferenciado para “superação das dificuldades apresentadas” nos resultados da avaliação diagnóstica. Para tanto, os professores dessas séries (5ªs) foram capacitados em HTPCs pela professora voluntária, Maria Inês de Souza Vitorino Justino, que desenvolve trabalho de mestrado dentro da área de alfabetização e letramento na USP – Ribeirão Preto. Os materiais necessários para o desenvolvimento desse trabalho foram obtidos através de doações e parcerias. Os demais professores, conforme consta no cronograma de ações do Plano de Gestão/2007, foram orientados nas HTPCs para realizarem um trabalho que atendesse às necessidades dos demais alunos que se encontravam com defasagem de conteúdos.
Outro grande desafio para a equipe gestora da unidade escolar foi aumentar o nível de participação dos pais no acompanhamento da vida escolar dos filhos. Para tanto, após Avaliação Diagnóstica realizada, fizemos várias reuniões com os pais ou responsáveis para tomarem ciência das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos e da necessidade e importância da presença da família, num trabalho conjunto e de parceria com a escola, para sanar tais dificuldades desses alunos, garantindo a estes um espaço aberto à comunicação e participação entre pais e unidade escolar.
A equipe gestora, dando continuidade ao trabalho e preocupada com os resultados e a melhoria da qualidade de ensino na unidade escolar, traçou um plano de estudos semanal com duração de quatro horas, o qual aconteceram socialização dos problemas e dificuldades apresentadas no decorrer da semana, estudos sistematizados de teóricos que nos auxiliaram a traçar metas para o trabalho com os professores nas HTPCs e Reuniões Pedagógicas.
À direção da unidade escolar coube o trabalho de envolver os funcionários para conscientizá-los da necessidade de sua participação e colaboração no processo de mudança almejado. Foram orientados, em reuniões específicas, quanto à sua contribuição no resultado da Avaliação Externa e Interna da escola, bem como sobre a necessidade do bom atendimento à comunidade escolar.
Paralelamente a este trabalho de Gestão de Pessoas e Gestão de Resultados da Unidade Escolar, também iniciamos em 2006 uma revitalização do ambiente escolar para que a comunidade começasse a respeitar e valorizar o espaço.
Começamos com a limpeza geral do prédio, retirada de entulhos e jardinagem (fotos em anexo). Logo a seguir, mudanças no prédio da administração da escola com colocação de grades, portão, recepção e melhor distribuição do ambiente - secretaria, direção, vice-direção e coordenação, para melhor atendimento da comunidade, maior segurança para os alunos, funcionários e professores e, espaço que contribui para uma melhor dinâmica e acomodação para o desenvolvimento do trabalho de atendimento e administrativo necessário na unidade escolar.
Foi necessária adequação de um espaço com banheiros para acomodar os professores com maior conforto e privacidade e também de um espaço para atender às reuniões pedagógicas com pais e treinamento de funcionários. Para atendimento ao aluno o ambiente externo, pátios, corredores e salas de aula sofreram diversas modificações melhorando a organização, com inspetores passaram ter maior facilidade para controlar a entrada e saída dos alunos. Os professores também tiveram o acesso às salas de aula facilitado a maior conservação do patrimônio escolar.
Para garantir maior segurança para os alunos, houve mudança das grades nos pátios impedindo o acesso de pessoas estranhas ao ambiente escolar nos horários de intervalo e troca de aulas. Foram comprados e instalados bancos nos corredores, foi realizado um projeto de jardinagem e o pátio foi revitalizado com pintura, troca de piso e limpeza dos bebedouros propiciando aos alunos um ambiente mais agradável.
Outra necessidade foi à revitalização dos banheiros de alunos, masculino e feminino, que eram constantemente depredados, como não havia recursos financeiros para a realização da reforma geral dos banheiros, optou-se pela pintura com cores vibrantes e pela manutenção da limpeza durante todos os períodos de aula. Como os alunos dessa unidade escolar, aprecia as aulas de Educação Física e atividades esportivas nos finais de semana (Projeto Escola da Família) outro ambiente que mereceu destaque e foi amplamente revitalizado foram às quadras e seu entorno, com limpeza e retirada de entulhos diversos, pintura, colocação de mesas e bancos para jogos pedagógicos, bem como instalação de torneiras e colocação de telas de proteção.
Houve também, a revitalização dos muros externos que foram pintados, conserto de buracos nas calçadas, conserto e pintura dos portões de entrada.
Para contemplar o uso de novas tecnologias nas aulas, foi realizada uma reforma geral no ambiente de múltiplo-uso com colocação de persianas e piso e realização de pintura.
Paralelamente a todas as ações de melhorias implementadas pela equipe gestora com muito esforço e recursos próprios, doações, parcerias ou repasse de verbas de manutenção do prédio, foi solicitada junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a reforma geral do prédio, para atender a revitalização do espaço das 17 salas de aula que estavam em condições precárias de conservação e apresentavam buracos no chão e lousas, forros caindo, luminárias com defeito enfim, que demandavam de recursos financeiros altíssimos que somente poderiam ser efetuados através dos órgãos competentes.
A partir dessas ações de revitalização é nítido em 2008 um maior respeito de todos (alunos, pais, comunidade, funcionários, professores e gestores) pelo ambiente escolar que se tornou mais confortável, seguro e agradável.
Quanto a Gestão Pedagógica, inúmeras ações foram desenvolvidas com o objetivo de transformar qualitativamente a realidade da nossa unidade escolar, melhorando assim, a comunidade local. O trabalho está registrado no cronograma do Plano Gestão da Escola, no livro de Ata de Planejamento e Reuniões Pedagógicas, no livro de Ata de HTPCs, em registros apresentados pelos professores quanto às sondagens e em diagnósticos dos avanços dos alunos, e em reflexões sobre a prática pedagógica que sempre prioriza a melhoria da qualidade de ensino.
Tendo em vista a fragilidade dos resultados obtidos pela avaliação do SARESP-2005, a implementação das ações foi imediata, visando à formação docente fundamentada nas teorias de planejamento e avaliação, o qual será entendido como instrumento de permanente reflexão sobre processos e resultados, referenciais teórico e metodológicos na formação dos cidadãos que nela atuam. Foram usados como referencial teórico os autores Philipe Perrenoud e Cipriano Luckesi.
Uma das ações foi a realização de reuniões com a participação do coletivo da escola para revisão e análise dos resultados obtidos na avaliação do SARESP-2005 com o objetivo de promover o exercício da reflexão sobre o baixo rendimento da unidade escolar na avaliação e estabelecer planos de ações conjuntas mais eficazes.
O resultado desse trabalho foi à conscientização de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, da importância de um trabalho coletivo que atendesse às necessidades específicas apresentadas por cada aluno. Assim, diagnóstico e ação passaram a ser atitudes sistemáticas na prática pedagógica da escola a partir de 2006. Como sinalizador de um aproveitamento positivo os resultados do SARESP-2008 denotaram uma melhoria na qualidade de ensino prestada pela unidade escolar e nos revelou um norte a ser seguido por toda a equipe envolvida nesse processo.
Outra ação foi à necessidade da formação continuada dos professores para melhorar a prática pedagógica, tendo como objetivo atingir uma melhoria significativa dessa prática. Para tanto foram realizadas oficinas de estudo para trocas de experiências e práticas que resultaram em registros docentes utilizados por todos como referencial de transformação da prática pedagógica em sala de aula. Esse trabalho tornou-se uma prática contínua e permanente até o momento, tendo em vista as necessidades apresentadas pelos alunos que continuam chegando à unidade escolar.
Após leitura e reflexão sobre “Planejamento e Avaliação na Escola”, foram realizados debates para buscar conhecer as especificidades de conteúdo e prática em cada área do conhecimento, possibilitando aos docentes a troca de experiências nos momentos de estudo coletivos.
O referencial teórico que permitiu todo o processo de mudança que foi implementado e permanece como fonte de estudo e reflexão para os docentes e gestores são:
BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 2001.
LEITE, Sergio Antonio da Silva. O processo de alfabetização escolar. Campinas, UNICAMP, 2005.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e Avaliação na Escola: articulação necessária determinação ideológica Intencionalidade da Ação Humana. In: HTTP://www.crmariocovas.sp.gov.br. Acesso em fevereiro.2007.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo, Cortez Editora, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Pedagogia Diferenciada – das Intenções à Ação. Porto Alegre, Artmed, 2000.
PIMENTA, Ana Sandra Fernandes. Gestão Democrática. In: HTTP://www.educacaoonline.pro.br. Acesso em julho.2006.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo – Uma Reflexão sobre a Prática. Porto Alegre, Artmed, 2000.
SARESP.Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. 2005. In: HTTP://www.educacao.sp.gov.br. Acesso em agosto.2006.
SARESP. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. 2007. In: HTTP://www.educacao.sp.gov.br. Acesso em março.2008.
SARESP. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. 2008. In: HTTP://www.educacao.sp.gov.br. Acesso em abril.2009.
Para assegurar um espaço aberto de comunicação e participação dos pais ou responsáveis com a unidade escolar, tendo como meta conscientizar as famílias quanto a importância do acompanhamento escolar dos filhos, bem como sua participação nas decisões que envolvem a comunidade escolar e suas ações, foram realizadas reuniões bimestrais de pais, de acordo com o calendário escolar homologado pela Diretoria de Ensino, ou a qualquer momento que se fez e/ou que se faça necessário. Essas reuniões estão registradas em livro de Ata das reuniões de pais, acompanhados de listas de presença, datadas e assinadas.

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