domingo, 21 de junho de 2009

3 – PONTOS RELEVANTES DA ANÁLISE DOS RESULTADOS

Pais ou Responsáveis:
Em relação aos resultados apresentados pelos filhos, os pais demonstram uma visão positiva no que tange o trabalho pedagógico realizado pela escola e também apontam grande confiança no grupo e satisfação quanto ao atendimento dispensado a eles.
Percebemos que mesmo os pais que demonstram insatisfação em relação a esses resultados, alegam que isso se deve à falta de compromisso e responsabilidade dos filhos com a aprendizagem. Também são muito presentes e participativos em todas as solicitações feitas pela unidade escolar e apresentam satisfação em relação ao trabalho compartilhado pela equipe gestora da escola e quanto a divulgação dos resultados obtido.
Demonstram grande interesse em participar de reuniões, as quais são apresentadas as verbas recebidas pela escola, e esse é um dos pontos a ser melhorado. Declaram que o relacionamento dos professores com os alunos é bom e promove a integração entre as partes. Além disso, reconhecem o esforço e a paciência dos mesmos.

Alunos:
Os alunos demonstram claramente que não conseguem um aproveitamento satisfatório em relação ao que os professores ensinam, mas avaliam com BOM o resultado obtido.
Demonstram também, grande interesse pela disciplina de Língua Portuguesa e apontam como principal característica de um bom aprendizado, o domínio dos professores com relação ao conteúdo e à prática pedagógica.
A grande maioria dos alunos conhece a função do Conselho de Escola e do Grêmio Estudantil.
Declaram que houve modificações na escola através da aplicação das verbas recebidas e que reconhecem melhoria nos aspectos físicos e humanos.
Apontam a necessidade de melhoria no atendimento dispensado a eles pela secretaria da escola.
Consideram a escola limpa, organizada e segura.
No geral, estão satisfeitos com o atendimento realizado pelas equipes de trabalho da escola.

Funcionários:
Os funcionários se consideram parte integrante da equipe escolar e participam ativamente dos projetos desenvolvidos na escola principalmente porque consideram a equipe gestora democrática.
Demonstram satisfação com o trabalho compartilhado pela equipe gestora e consideram a escola organizada, conservada e com bom nível de convivência.
Quanto ao atendimento prestado a eles tem dificuldade em relação aos professores e precisamos trabalhar essa situação de relações humanas com o grupo.
Em relação á aplicação dos recursos recebidos pela unidade escolar, apontam a necessidade de investir em equipamentos para a secretaria, de compra de material e também de treinamento e capacitação.

Professores:
Quanto aos resultados obtidos pelos alunos, através de uma auto-avaliação, 49% dos professores se consideram insatisfeitos e 51% se consideram satisfeitos.
Essa divisão do grupo em relação aos resultados, aponta a necessidade de um trabalho diferenciado com o grupo para motivá-los.
A maioria dos professores participou da elaboração da proposta pedagógica e grande parte deles estabelece uma relação estreita da prática pedagógica com a necessidade de materiais de apoio como dvd’s, cd’s, fotocópias, papel sulfite para atender 45 classes, 1400 alunos.
A maioria dos professores aponta um desconhecimento em relação ao significado do termo “socialização sistematizada” e somente um pequeno grupo consegue perceber essa socialização e estabelece relações com as HTPCs e reuniões pedagógicas realizadas na unidade escolar.
Consideram democrática a relação entre coordenação pedagógica e equipe de professores.
Quanto ao atendimento dispensado a eles pelos diversos segmentos de trabalho (direção, vice-direção, coordenação, secretaria e funcionários), consideram bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário