domingo, 21 de junho de 2009

4 – PROPOSTA DE MELHORIA:

Tendo como base todo o processo de trabalho desenvolvido nos últimos anos (2006-2008), como pode ser observado no desenvolvimento do trabalho em questão e nos anexos a este e, à vista dos resultados obtidos através da avaliação institucional, percebemos grandes necessidades de avanço em relação a:

GESTÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO DE RESULTADOS:
Em continuidade ao trabalho desenvolvido, será amplamente divulgado, através de reuniões pedagógicas (com a participação dos funcionários) e em HTPCs, bem como em reuniões de Pais e Mestres para todos os envolvidos na comunidade escolar, os resultados obtidos na Avaliação Institucional já realizada e também os resultados obtidos na avaliação externa SARESP-2005, 2007 e 2008. Essa divulgação dos resultados tem como objetivo que todos tomem conhecimento do real diagnóstico e dos avanços obtidos nessa unidade escolar.
A partir de 2009 a equipe gestora, os funcionários e docentes, num trabalho de parceria com as famílias, continuará implementando ações que promovam a melhoria da qualidade de ensino e serviços oferecidos à comunidade para que tenhamos um avanço significativo.
Para tanto, continuaremos realizando as avaliações diagnósticas com todos os alunos que chegarem à unidade escolar, a fim de que ocorra um atendimento mais específico para aqueles que apresentarem defasagem de aprendizagem e/ou analfabetismo.
A capacitação e treinamento de docentes para motivação e envolvimento com o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas serão realizadas em Reuniões Pedagógicas e HTPCs, com o uso de textos de fundamentação teórica, socialização de práticas assertivas, realizadas no trabalho diário com alunos que apresentarem defasagens no ensino-aprendizagem, apresentação de filmes que contemplem possibilidade de análise e reflexão filosófica e social na prática docente e na interatividade professor-aluno.
A capacitação e treinamento, em serviço dos funcionários serão realizadas na unidade escolar pelos gestores, para que haja uma maior interação entre o conhecimento e o envolvimento com as atividades e projetos pedagógicos desenvolvidos, motivando os mesmos a se sentirem parte integrante do processo de aprendizagem dos discentes. Para tanto, serão utilizados textos que contribuam para a reflexão e ação diferenciadas dando continuidade aos projetos desenvolvidos na unidade escolar.
Os gestores permanecerão contemplando a dimensão pedagógica efetiva na unidade escolar em reuniões semanais, as quais acontecem preparação de materiais para HTPCs, socialização de problemas ocorridos durante a semana, acompanhamento de projetos pedagógicos desenvolvidos na escola e sempre que possível é realizado estudos de fundamentação teórica que contemplem as metas traçadas pela equipe. Também ocorre nessas reuniões semanais um acompanhamento sistemático dos alunos em relação à frequência escolar, sendo tomadas as devidas providências junto aos responsáveis e Conselho Tutelar nos casos de aluno com baixa freqüência.
A melhoria do relacionamento entre alunos, professores, funcionários e gestores é objeto de projetos de ação pedagógica, nos quais propomos realização de Festivais, Palestras, passeios culturais e apresentação de peças de teatro. Definimos equipes de trabalho nas HTPCs que são responsáveis pela organização, implementação e acompanhamento das atividades, bem como da definição de regras e premiações.
Preocupados com a inserção dos alunos no mercado de trabalho serão realizadas Palestras, visitas a Feira de Profissões e ampla divulgação de cursos e centrais de estágio.

GESTÃO DE PESSOAS E SERVIÇO DE APOIO:
O relacionamento dos pais, alunos e professores com a secretaria da escola aponta a necessidade de uma ação rápida e eficiente para sanar as dificuldades apresentadas.
Assim, a equipe gestora se propõe a apresentar os resultados da avaliação como ponto de partida para reflexão e ação conjunta de melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Estudaremos com todos os funcionários o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo para que haja conhecimento generalizado.

GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS:
A Avaliação Institucional aponta uma necessidade de maior socialização com os pais e professores da aplicação dos recursos financeiros recebidos pela unidade escolar.
Apesar de reconhecerem as melhorias realizadas na escola, manifestaram interesse em participar ainda mais das decisões de aplicação dos recursos.
Assim sendo, a direção da escola, através de reuniões Pedagógicas, de HTPCs, de Conselho de Escola, de APM e de Pais e Mestres divulgará, para conhecimento de todos, os recursos recebidos e as possibilidades de utilização dos mesmos que já são pré-estabelecidos pela Secretaria Estadual da Educação (manutenção do prédio, DMPP e outras) e verba anuais MEC/FNDE.

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